De acordo com a Portaria Reitoria 2803/2020, o autoarquivamento de teses, dissertações e trabalhos de conclusão de curso (TCC) passam a ser obrigatórios a partir de 2021. A submissão será feita no Repositório Institucional (RI) pelo(a) autor(a) ou por seu (sua) orientador(a), seguindo as normas e prazos determinados pelas secretarias e calendário da Unifesp.
Seu trabalho está pronto? Como primeiro passo, entre em contato com a secretaria do curso para obrer informações sobre o fluxo de submissão. Você vai precisar do relatório de similaridade e do termo de autorização de depósito no Repositório Institucional UNIFESP.
Você pode consultar os Tutoriais disponíveis no próprio Repositório, basta digitar na barra de busca: "TUTORIAL GRADUAÇÃO", "TUTORIAL TESE", ou "TUTORIAL DOCUMENTO" (Links abaixo):
Acesse https://repositorio.unifesp.br com seu login e senha da intranet. Após a submissão, nossa biblioteca fará a conferência das informações cadastradas e do material enviado. Caso tenha alguma correção, entramos em contato por e-mail. Se estiver tudo de acordo com as normas, seu trabalho é publicado.
Revistas eletrônicas / Journals / Bases de dados / E-books
O Portal de Periódicos da Capes é uma biblioteca virtual que reúne e disponibiliza a instituições de ensino e pesquisa no Brasil o melhor da produção científica nacional e internacional. Ele conta atualmente com um acervo de mais de 45 mil periódicos com texto completo, 130 bases referenciais, 12 bases dedicadas exclusivamente a patentes, além de livros, enciclopédias e obras de referência, normas técnicas, estatísticas e conteúdo audiovisual. Está disponível para acesso nos computadores da rede UNIFESP ou remotamente via acesso CAFe.
>>> Clique no link ‘ACESSO CAFE’, abaixo do logotipo “Capes - Periódicos”, no canto superior esquerdo do site.
>>> Selecione a instituição (pode digitar UNIFESP) e clique em enviar. Entre com login e senha da intranet UNIFESP. (caso ainda não tenha cadastro na Intranet, Clique aqui)
TCC Graduação/Especialização (Cursos do Campus São Paulo)
Verifique com a coordenação/secretaria do seu curso se não existe um padrão específico de ficha catalográfica a ser utilizado. Caso não tenha, você poderá utilizar o modelo formatado em arquivo do WORD e substituir pelos dados do seu trabalho (Autoria, Título, Ano, Curso, EPM ou EPE, as palavras-chaves). Você pode alterar a fonte padrão caso esteja diferente do seu texto. A informação de coorientador(a) pode ser excluída, caso não tenha, assim como os descritores de assunto podem ser acrescentados ou excluídos (são obrigatórios 3). Lembre-se que a ficha catalográfica deve ser impressa no verso da página de rosto (verifique no arquivo modelo em PDF o local padrão para impressão em folha A4).
Nome (= autoria): Responsável direto pela produção da obra. No caso de teses e dissertações, a autoria é do aluno. Neste campo, digite o seu nome e o(s) primeiro(s) sobrenome(s) obrigatoriamente por extenso, se houver.
Sobrenome: Último sobrenome. Utilize sempre o sobrenome da forma pelo qual você costuma a publicar seus trabalhos.
O sobrenome será a entrada principal da ficha catalográfica e item primordial para a recuperação da publicação.
Exemplo: Alves, Ana Maria Miranda
Sobrenome = Alves
Nome = Ana Maria Miranda
Quando o sobrenome do autor corresponder ao grau de parentesco, tais como: Filho, Neto, Júnior e Sobrinho, digite neste campo o último sobrenome acompanhado do grau de parentesco.
Exemplo: Gomes Filho, Eduardo
Título do trabalho: Nome ou expressão que distingue e individualiza uma publicação. Se houver um subtítulo este deverá ser colocado após o título, separado pelo sinal de dois pontos. Utilize letras maiúsculas somente para início do título ou quando tratar-se de nome próprio.
Exemplo: Audiometria de tronco cerebral em indivíduos normais: estudo da latência das ondas
Não coloque ponto final no título!
Título do trabalho em inglês: Título traduzido para o inglês aplicando as mesmas regras do título do trabalho.
Nível: Selecione o grau obtido.
Unidade Universitária: Selecione a unidade do Campus São Paulo que você pertence.
Programa: Programa de pós-graduação ao qual você pertence e defendeu seu trabalho. Digite apenas o nome do Programa.
Exemplo: Enfermagem, Ciências da Saúde Aplicadas à Reumatologia, Cirurgia translacional, etc..
Ano de publicação: Ano em que a tese ou dissertação foi defendida.
Número de páginas prefaciais: Digite em algarismos romanos com letras minúsculas o número total de páginas pré-texto. Consulte as normas de paginação para teses e dissertações:
Indicação dos assuntos: Insira os descritores que indiquem o(s) assunto(s) principal(is) do trabalho, extraídos do DeCS (Descritores em ciências da Saúde), disponível em: http://decs.bvs.br/ ou clique no link localizado ao lado esquerdo dos campos de assunto do formulário.
Depois de localizado(s) o(s) assunto(s) de interesse no vocabulário DeCS é necessário que ele(s) seja(m) digitado(s) no(s) respectivo(s) campo(s).
É obrigatório indicar no mínimo três descritores!
- Lembre-se que a ficha catalográfica deve ser impressa no verso da página de rosto da tese ou dissertação!
- Mesmo após a confecção, qualquer alteração pode ser feita e a ficha gerada quantas vezes forem necessárias, pois ela só recebe número de registro depois que a tese é defendida e enviada para a biblioteca pela pós-graduação.